quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

13. Fábio Dias


“Em Agosto, toda a fruta tem seu Gosto”
Mosaico com azulejos de cor
47, 5 x 84, 3 cm
2012


"Fábio Dias, trabalha o conceito do desejo, especialmente o tema do Hedonismo. Associa o seu trabalho artístico ao mundo do consumo e ao prazer excessivo, num contexto de aceitação e valorização do desejo, dependendo sempre da condição humana – o prazer do consumo.
Num exercício de grande rigor técnico e temático, relaciona o seu fetiche com a arte do mosaico, procurando explorar esta arte, de forma a representar um contexto que evoca, apela e provoca o desejo no espetador.
Neste trabalho artístico, temos um mosaico em azulejos, inspirado nos provérbios portugueses que evocam a cultura portuguesa."


Informação pessoal
Fábio Miguel Oliveira Dias nasceu em 1987 em Paços de Ferreira e reside em Valongo.
Artista Plástico Profissional, Produtor de arte.
Licenciatura em  Artes Plásticas – Pintura, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Frequentou a licenciatura de Design de Comunicação/ Artes Gráficas
Curso tecnológico de Artes e ofícios, Escola Secundária de Valongo
Design/ Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Curso de Verão 2009 – “Técnicas de Desenho: Meios Líquidos” Técnicas orientais do Desenho e vários suportes.
Escola de Arte Oficina das Coisas, Porto - Formação em “Origami 2010 – Arte Japonesa”
Noções de Origami/ Arte em Papel/ Criatividade com papeis de Origami.”
Formação extracurricular: Cerâmica I e Cerâmica II; Economia da Arte; Sociologia da arte. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Formação em Cerâmica artística e noções do mercado da arte e da sociologia da arte. 

Gosto pelo artesanato nacional.
Grande gosto pelas modalidades artísticas: Pintura; Escultura; Multimédia; Vitral; Mosaico; Cerâmica; Fotografia; Vídeo e Instalação. 

Principais atividades e responsabilidades
. Galeria Atelier Geraldes da Silva, Porto - Participou como formador interno do ensino artístico no âmbito das modalidades artísticas: pintura e escultura e como docente de cerâmica artística, destinado a crianças, adolescentes e seniores, nos cursos livres de verão, nas formações contínuas, nas oficinas de arte e nos workshops de cerâmica.
. Galeria de arte, Artista Residente – Colaborador, promotor de eventos e produtor de arte. Onde lhe foi concedido o estatuto de Artista Plástico Residente, por mérito e reconhecimento de toda a produção artística e convidado a participar em eventos culturais e artísticos individuais e coletivos, assim como, em atividades artísticas. 

Exposições coletivas
2007 - Exposição coletiva Final do 1º Ano de Design Gráfico, no espaço Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Porto; Portugal.
2008 - Exposição coletiva de Escultura Contemporânea “Certame Artístico – Cinzeiros”, dedicada à lei do Tabaco, exposta no espaço Galeria Cozinha da Faculdade de Belas Artes e na Reitoria da Universidade do Porto; Porto; Portugal.
2012 - Exposição coletiva de Pintura Contemporânea “Coletiva Artistas Resistentes GS” no espaço Galeria Geraldes da Silva, Bonfim, Porto, Portugal. 

Feiras
2012 - Participação na 23º Feiras Francas, “Quanto mais me PARTES, mais gosto de ti ”, Palácio das Artes - Fábrica de Talentos; Equipamento Cultural da Fundação da Juventude; Porto; Portugal.
Participação na 28º Feiras Francas, “Mãos ao LARGO – Cabeças no Ar, A Animação chegou ao Centro Histórico”, Palácio das Artes – Fábrica de Talentos; Equipamento Cultural da Fundação da Juventude; Porto; Portugal.

Exposições individuais
2006 - Exposição individual de Pintura, “Olhar Profundo”, no Centro Cultural de Campo e Museu da Lousa, S. Martinho de Campo; Valongo; Porto; Portugal.
2009 - Exposição individual de Desenho, “Passagens por minha Terra”, no Espaço Biblioteca Municipal do Professor Vieira Dinis, Paços de Ferreira; Porto; Portugal.
2011 - Exposição individual, “Estímulos Contemporâneos”, no espaço Centro Cultural de Sobrado, Sobrado; Valongo; Porto; Portugal.
Exposição individual de Pintura e Mosaico, “Desejos Aprazíveis”, no espaço Galeria do Café Belas Artes, Bonfim, Porto; Portugal.
2012 - Exposição individual de Pintura, Vitral, Mosaico, Cerâmica e Instalação Artística, projeto finalista “Foodscape”, na Galeria Geraldes da Silva, Bonfim, Porto, Portugal.
Exposição individual de Pintura, “Portugal: The Candy Woman”, no espaço Main Floor do Hard Club, Turismo de Animação Cultural, Lda, no Mercado Ferreira Borges, Praça do Infante, S. Nicolau, Porto, Portugal.
Exposição individual de Mosaico Contemporâneo, “Candy Mosaic”, no espaço Salão Nobre da Junta de Freguesia da Sé, Centro Histórico do Porto Sé, Porto, Portugal.
Exposição individual de Cerâmica “Glutonaria”, no espaço Salão Nobre da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, Centro Histórico do Porto, Santo Ildefonso, Porto, Portugal.
Exposição individual de Pintura, Escultura e Desenho, “Portugal – Aromas & Glamour”, no espaço Sala de Exposições da Casa dos Açores do Norte (CAN), Bonfim, Porto, Portugal.
Exposição individual de Vitral, “Douro Sweet”, no espaço Átrio do Palácio dos Cirnes – Junta de Freguesia do Bonfim, Campo 24 de Agosto, Bonfim, Porto, Portugal.
Exposição individual de Ilustração e Pintura,” Não há BELA sem Glutão”, no espaço Galeria de Exposições da Sede da Fundação da Juventude – Casa da Companhia, Rua das Flores, Vitória, Porto, Portugal.
Exposição individual de Pintura, “Doce Tentação”, no espaço cultural do Anima-te Porto Bar, Praça dos Poveiros, Santo Ildefonso, Porto, Portugal.
Exposição individual de Artes Plásticas, “Oporto – Sweet Dreams”, no espaço Galeria de Exposições da Fundação Inatel – Casa Jorge de Sena, Santo Ildefonso, Porto, Portugal.
Exposição individual de Vitral e Cerâmica, “Vícios”, na Galeria de Artesanato e no showroom da Galeria Miniature D’Art, Praça do Infante D.Henrique, S.Nicolau, Porto, Portugal. 

Workshops
Monitor de crianças e jovens do workshop de pintura sobre azulejos; Coordenador e docente dos cursos de Verão: Cerâmica Artística; e do Workshop de cerâmica: Técnicas de Cerâmica na galeria Geraldes da Silva. 

Imprensa
Jornal Correiro do Douro, serie nº 32, Sábado, 10 de Setembro de 2011, Pág.5 “Estímulos Contemporâneos no Centro Cultural de Sobrado.
Jornal Feiras Francas, 28º Feiras Francas “Mãos ao Largo – Cabeças no Ar, A Animação chegou ao centro histórico”, “Celebração” – Fábio Dias, Edição de Outubro 2012, Palácio das Artes – Fábrica de Talentos. Porto.
Revista Happy Woman, serie Nº 81, Art Galleries, Pág.110. Escultura em Vidro, Fábio Dias. Edição de Novembro 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário